Alimentos,  Nutrição geral

13 alimentos que podem ajudar a diminuir a hipertensão

Conforme já referi em posts anteriores, a alimentação pode e deve ser considerada como um fator muito importante para prevenir e/ou controlar a hipertensão arterial (mais informações aqui). O contributo da alimentação para resolver ou minimizar o problema é muito variável, e não existe nenhuma fórmula que se possa aplicar a todas as pessoas que sofrem de hipertensão. De qualquer das formas, aqui ficam alguns alimentos que podem ajudar a diminuir os valores da sua pressão arterial:
Beterraba vermelha – A beterraba é um dos alimentos mais ricos em nitratos, que são compostos químicos que ajudam as nossas veias e artérias a não ficarem tão estreitas. Ao fazerem isso estão a contribuir para diminuir a pressão arterial. Apesar de não ser um hortícola muito consensual, é uma excelente opção para enriquecer nutricionalmente a sua refeição, ao mesmo tempo que lhe dá uma cor inconfundível…
Hortícolas verdes – Espinafres, brócolos, couve, rúcula e acelgas são hortícolas ricos em potássio e por isso podem ajudar a diminuir os níveis de sódio, que é o mineral responsável pela hipertensão arterial. Opte por comprar os hortícolas frescos ou congelados, pois os enlatados têm muito sódio.
Banana – Sendo uma fruta muito rico em potássio, vai atuar de forma semelhante aos hortícolas verdes, pois contribui para diminuir a concentração de sódio.
Laticínios magros – O leite e os iogurtes magros são excelentes fontes de cálcio, ao mesmo tempo que apresentam um teor de gordura muito baixo. Há vários estudos que apontam para uma redução na hipertensão arterial em pessoas que consomem diariamente este tipo de produtos.
Sementes – Como são ricas em potássio e magnésio, contribuem para diminuir a pressão arterial. Coma-as simples ou em refeições, mas não se esqueça, escolha sempre sementes não salgadas!
Mirtilos e outras bagas – Estudos recentes têm relacionado o consumo de mirtilos (e também de outros frutos vermelhos como a framboesa ou a groselha) com uma diminuição da pressão arterial.  Pensa-se que este efeito possa estar relacionado principalmente com uma classe de moléculas chamadas flavonoides, que são antioxidantes naturais. Além de extremamente nutritivos são também deliciosos, por isso use e abuse deste tipo de alimento!
Aveia – Este cereal simplesmente fantástico parece promover também uma diminuição da pressão arterial, devido à sua elevada quantidade de fibra e teor quase nulo em sódio e gordura.
Peixes gordos – Os peixes gordos são ricos em ácidos gordos ómega-3, que têm efeitos anti-inflamatórios e que promovem a diminuição da pressão arterial. Além disso, são uma fonte excelente de vitamina D, que também parece ajudar a diminuir a hipertensão. Por isso, peixes como a sardinha, cavala, salmão, dourada, cherne ou robalo são opções muito boas para a sua alimentação.
Frutos oleaginosos – Os frutos oleaginosos e, em particular, os pistácios parecem ser importantes aliados na diminuição da pressão arterial, não só devido ao seu teor em minerais e fibras, mas também por causa do tipo de gordura que possuem.
Romã – A romã é uma fruta excelente, com vários benefícios para o funcionamento do nosso organismo. No caso da hipertensão, parece ser particularmente benéfica por causa do seu elevado conteúdo em antioxidantes.
Chocolate preto – Este é (quase) sempre o alimento que toda a gente gosta de ver neste tipo de posts. Tudo o que possa justificar o consumo de chocolate é muito valorizado, por razões óbvias… 🙂 Na realidade, há estudos que relacionam o consumo de chocolate preto com uma diminuição da hipertensão, ainda que não haja conclusões definitivas sobre o assunto. Desde que não exagere, pode ser mais uma opção interessante.
Azeite – Apesar de ser extremamente calórico, o azeite parece ser benéfico no caso da hipertensão arterial devido não só à gordura que possui mas, essencialmente, por causa de uma família de moléculas chamadas de polifenóis que são anti-inflamatórios e antioxidantes naturais.
Alho e ervas aromáticas – O alho estimula o nosso corpo a produzir óxido nítrico, que é uma molécula que promove o aumento do diâmetro das veias e das artérias, contribuindo dessa forma para diminuir a hipertensão. Além disso, a utilização de alho e de outras ervas aromáticas vai fazer com que não tenha que cozinhar com tanto sal, o que é particularmente benéfico se sofrer de hipertensão arterial…

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *