A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água. Apesar de existirem vários animais que a conseguem produzir, infelizmente não é o caso do ser humano, pelo que a mesma deve ser obtida a partir da alimentação. Está naturalmente presente em vários alimentos, principalmente de origem vegetal. Esta vitamina desempenha muitas funções importantes no nosso corpo, sendo por isso um aliado fundamental para preservar a saúde e prevenir o aparecimento de várias doenças.
Uma das principais funções da vitamina C é a síntese do colagénio. O colagénio é uma proteína fundamental para a estrutura de vários órgãos, nomeadamente dos vasos sanguíneos, ossos, tendões e pele. É, por isso, indispensável para processos como o crescimento, renovação celular e para a cicatrização. Outra função igualmente importante é a produção de neurotransmissores, que são as substâncias que estão na base do funcionamento do sistema nervoso. Outra das funções mais conhecidas da vitamina C é a sua ação antioxidante, o que a torna uma importante proteção contra os danos a que as células estão expostas diariamente.
A vitamina C desempenha muitas funções importantes no nosso corpo, nomeadamente ao nível da manutenção da estrutura e função de diferentes orgãos e como defesa antioxidante.
Devido às importantes funções desempenhadas pela vitamina C, esta acaba por ter um papel importante não só ao nível da prevenção de várias doenças, como também do próprio envelhecimento. Nos últimos anos tem vindo a ser proposto que a vitamina C pode ser um importante aliado na prevenção de alguns tipos de cancro, nomeadamente do pulmão, mama, intestino, estômago, cavidade oral, laringe, faringe e esófago. Este efeito parece estar relacionado não apenas com a proteção conferida pela vitamina C nas nossas células, mas também na proteção da própria comida, onde parece impedir a formação de algumas substâncias perigosas (nitrosaminas, por exemplo) durante a confeção da mesma (mais informações sobre esse assunto neste post). Temperar a comida com citrinos ou utilizá-los em marinadas (mais informação sobre como marinar a comida neste post) são, por isso, excelentes estratégias para melhorar a qualidade nutricional dos seus alimentos. A vitamina C parece ser também muito importante ao nível da prevenção das doenças cardiovasculares. Na grande maioria dos casos estas doenças surgem por danos oxidativos que ocorrem no nosso corpo. Como a vitamina C tem um papel antioxidante muito importante, funciona como um fator protetor contra essa situação. Também devido a essa característica, a vitamina C pode ser um importante aliado para preservar a visão durante o envelhecimento, nomeadamente ao nível do aparecimento de cataratas e da degeneração da mácula.
A vitamina C é ainda fundamental para o funcionamento do sistema imunitário, ou, dito de uma forma mais simples, das nossas defesas. Devido a isso, sabe-se que de uma maneira geral a manutenção de níveis adequados de vitamina C parece ajudar a diminuir a gravidade e a duração das constipações. Esta situação é mais evidente em pessoas desnutridas ou em pessoas sujeitas a níveis elevados de stress.
A manutenção de níveis adequados de vitamina C parecem contribuir para diminuir o risco de várias doenças, tais como alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares.
Os principais locais de armazenamento da vitamina C são os glóbulos brancos, os olhos, algumas glândulas e o cérebro. As necessidades de ingestão diária desta vitamina dependem de vários fatores, tais como a idade ou sexo, por exemplo, conforme se observa na tabela seguinte: