Folhas de salsa
Alimentos

10 (boas!) razões para comer salsa

A salsa é uma erva aromática que reúne em si várias características fantásticas… As suas folhas recortadas dão beleza e elegância a qualquer prato, o seu sabor é delicioso, e, como se isto não bastasse, ainda apresenta uma composição nutricional muito interessante. Devido a esta última característica, são vários os potenciais benefícios associados ao seu consumo. Aqui ficam os principais:


1. É uma excelente fonte de várias vitaminas – A quantidade de vitamina K, C e A na salsa é muito elevada, sendo que 100g deste alimento fornecem mais do que a dose diária recomendada das mesmas. Ou seja, utilizar salsa na comida é uma boa forma de garantir uma adequada ingestão dessas vitaminas.


2. É uma excelente fonte de antioxidantes – Além de conter grandes quantidades de vitamina C, a salsa apresenta vários antioxidantes (principalmente flavonoides) na sua composição, tais como a apiina, apigenina, crisoeriol, miricetina e luteolina.

 

A salsa apresenta uma riqueza nutricional notável, sendo uma excelente fonte de várias vitaminas e de antioxidantes.

 


3. Contribui para a saúde dos ossos – A vitamina K é fundamental para a saúde dos ossos. Uma vez que a salsa é muito rica nesta vitamina, torna-se um aliado importante para garantir uma correta estrutura e propriedades do tecido ósseo. Adicionalmente, a sua riqueza em vitamina C, cálcio e magnésio também contribui para este efeito.


4. Contribui para a saúde do sistema urinário – A salsa tem efeito diurético, o que significa que estimula a produção de urina e, consequentemente, o esvaziamento da bexiga. Adicionalmente, apresenta também propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a diminuir o risco de aparecimento das famosas “infeções urinárias”.


5. Contribui para a saúde capilar – Antigamente a salsa era utilizada como um tónico capilar para desinfetar o couro cabeludo e para estimular o crescimento e brilho do cabelo. Estes efeitos devem-se principalmente à riqueza da salsa em antioxidantes, em particular apigenina.

 

O consumo de salsa ajuda a manter a saúde do nosso organismo, nomeadamente ao nível dos ossos, sistema urinário e cabelo.

 


6. Ajuda a prevenir o aparecimento de alguns tipos de cancro – A salsa contém vários antioxidantes que protegem as nossas células de danos que possam surgir no dia-a-dia. Por exemplo, a miricetina é uma substância que parece ajudar na prevenção do cancro da pele, e a apigenina parece conferir proteção contra o cancro da mama. Além disso, contém também alguns óleos voláteis, nomeadamente miristicina, limonenon, eugenol e alfa-tujeno que parecem ter um efeito direto ao nível da prevenção de alguns tipos de cancro, em particular o cancro do pulmão, bem como na neutralização de alguns agentes carcinogénicos, nomeadamente alguns que se formam durante a confeção dos alimentos (mais informações sobre este assunto neste post).


7. Ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares – São várias as características da salsa que ajudam a promover a saúde cardiovascular. É rica em ácido fólico, que é uma vitamina importante para impedir a formação de uma substância chamada homocisteína, que é potencialmente perigosa para os vasos sanguíneos. Além disso, sendo uma erva aromática rica em vários antioxidantes, ajuda a prevenir o aparecimento de aterosclerose, que é de longe o principal fator de risco para enfartes do miocárdio e AVCs.


8. Ajuda a prevenir doenças articulares – Há vários estudos que sugerem que uma alimentação rica em vitamina C pode ajudar a prevenir o aparecimento/manifestações de doenças articulares. Sendo a salsa uma excelente fonte desta vitamina, o seu consumo pode sentir-se também a esse nível.


9. Ajuda a prevenir a diabetes – Alguns dos antioxidantes da salsa, nomeadamente a miricetina, parece contribuir para diminuir o risco de diabetes, pois ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue baixos, e diminui a resistência à insulina. Além disso, a salsa tem também propriedades anti-inflamatórias, o que também ajuda a prevenir a doença.


10. Ajuda a prevenir o mau hálito (halitose) – A Salsa possui propriedades antibacterianas que impedem o desenvolvimento da maior parte das bactérias responsáveis pelo aparecimento do mau hálito. Além disso, o seu aroma refrescante pode também contribuir para melhorar o odor oral.

 

Devido à sua riqueza nutricional, a salsa pode ajudar a prevenir várias doenças, tais como alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares, doenças articulares, diabetes e halitose.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *