O duelo de hoje é dedicado a dois tipos de bolachas que são considerados como opções “aceitáveis” para substituir o pão, quando necessário. Fazem parte do restrito lote de bolachas mais simples que a maioria dos nutricionistas aceita incluir em muitos dos planos que prescreve. De um lado temos a célebre bolacha Maria, e do outro a bolacha torrada.
Que comece o duelo…
Analisando a tabela verifica-se que ambos os tipos de bolacha apresentam a mesma quantidade de calorias e de fibra. A bolacha torrada possui menos hidratos de carbono, enquanto a bolacha Maria contém mais proteína e menos gordura. A quantidade de vitamina B1 e B3 é superior na bolacha Maria, mas existe mais vitamina B2 na bolacha torrada. Quanto aos minerais, a bolacha Maria apresenta maior quantidade de sódio, potássio, ferro, fósforo e magnésio, mas menor quantidade de zinco.
A bolacha Maria possui mais proteína e menos gordura, mas mais hidratos de carbono do que a bolacha torrada. Em relação às vitaminas e aos minerais, a composição nutricional da bolacha Maria é mais rica.
Concluindo, o vencedor deste duelo é a bolacha Maria. Seja do ponto de vista de macronutrientes, vitaminas ou minerais, a composição nutricional desta é mais interessante. Obviamente que isso não significa que a bolacha torrada não possa ser uma alternativa aceitável, pois não é claramente nenhum atentado nutricional (ao contrário de muitas bolachas que existem no mercado), mas não é nutricionalmente tão rica como a bolacha Maria. Para terminar, gostaria apenas de deixar claro que sempre que possível a prioridade deve ser o pão em vez de bolachas, mas se a opção for mesmo comer bolachas, então deve sempre procurar bolachas com uma composição mais simples e nutritiva, tal como os combatentes deste duelo…
4 Comments
Ines
Alguma sugestão de bolacha mais saudável?
Serão as “salgadas” melhor?
João Rodrigues
As tortitas de milho ou de arroz são uma boa opção, tal como as Marinheiras.
Pedro Mota
obrigado
João Rodrigues
De nada. 🙂