Conforme tive oportunidade de escrever anteriormente, a alimentação pode desempenhar um papel importante no aparecimento e desenvolvimento da celulite (pode ler esse post aqui). Hoje decidi apresentar-lhe uma lista de alimentos que podem ajudar a prevenir a “malvada” celulite:
1. Frutas cítricas – Frutas como a laranja, limão, tangerina, kiwis ou morangos são excelentes fontes de vitamina C. Esta vitamina ajuda a prevenir a celulite porque é muito importante para manter a estrutura adequada da pele (a vitamina C é necessária para a produção de colagénio, uma substância fundamental da nossa pele).
2. Hortícolas com folhas verdes – Estes hortícolas (brócolos, couves, espinafres, agriões, entre outros) são excelentes fontes de ácido fólico e de vitamina A (e de muitos outros nutrientes), sendo por isso importantes aliados do sistema imunitário e, mais concretamente da regulação da resposta inflamatória.
3. Bagas – As bagas são frutas tradicionalmente muito ricas em compostos bioativos com função antioxidante, e, consequentemente, são boas opções para diminuir o risco de celulite.
4. Salsa e coentros – Se gosta destas ervas aromáticas, use e abuse delas. São excelentes fontes de antioxidantes, em particular de vitamina C, ou seja, vão ser importantes aliados para preservar a estrutura adequada das camadas mais internas da pele, e, consequentemente, para prevenir a celulite.
5. Pseudocereais (quinoa, trigo sarraceno, amaranto, …) – Estes alimentos são excelentes fontes de fibra e de várias vitaminas do complexo B, ou seja, vão ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, bem como assegurar um correto funcionamento do sistema imunitário.
6. Frutos secos (frutos oleaginosos) – Alimentos como as nozes, avelãs, cajus, amêndoas, entre outros, podem ajudar a prevenir o aparecimento de celulite por vários motivos. Destacaria dois deles: o elevado teor de fibra e a presença de gordura insaturada ómega-3.
7. Romãs – Este fruto do Outono tem uma riqueza nutricional simplesmente fantástica (pode ler mais sobre as romãs neste post). Isso deve-se essencialmente à quantidade elevada de antioxidantes. Como consequência, pode ser uma ajuda muito importante para evitar a tão odiada pele com aparência de casca de laranja.
8. Chá – O chá é tradicionalmente uma excelente fonte de antioxidantes. Neste contexto destacaria o chá verde, pois além dos antioxidantes, também tem potencial de acelerar o metabolismo (devido à presença de cafeína). Além disso, beber chá é uma excelente forma de contribuir para a hidratação do nosso corpo.
9. Brócolos – Este é, possivelmente, o meu hortícola preferido. Além do seu sabor e da sua textura, é também nutricionalmente muito rico. No contexto de prevenção da celulite, realço o elevado teor de fibra, vitamina C, antioxidantes, e de várias outras vitaminas e minerais.
10. Beterrabas – Além do seu potencial antioxidante, as beterrabas apresentam outra característica particularmente relevante para a prevenção da celulite, são uma excelente fonte de nitratos, que são potentes agentes vasodilatadores (estimulam a circulação sanguínea). Este fator pode ser bastante importante para prevenir o aparecimento de edemas (vulgarmente conhecidos como “retenção de líquidos”), que normalmente aumentam as consequências visíveis da celulite.
11. Água – Por último, mas não menos importante, temos a água! A manutenção de um estado hídrico adequado é indispensável para o funcionamento do nosso corpo. Consequentemente, é fundamental para prevenir o aparecimento de diversos problemas, nomeadamente de celulite. A melhor forma de perceber se a sua ingestão de água é adequada é avaliando a cor da urina. Se for muito clara, significa que a quantidade de água ingerida é a correta.
São muitos os alimentos que podem ajudar a prevenir o aparecimento de celulite. Deve dar particular atenção a alimentos que promovam a hidratação e que sejam boas fontes de vitamina A, vitamina C, antioxidantes e fibras.