Apesar de terem uma textura muito diferente da maior parte das restantes frutas e, quando comparadas com os frutos secos, apresentarem um sabor muito menos intenso, as castanhas apresentam uma elevada versatilidade em relação às suas formas de consumo (mais informações sobre as castanhas neste post).
Mas mesmo antes de as confecionar, há alguns aspetos a que deve estar atento… Quando comprar castanhas deve assegurar-se que não existe ar entre a casca e o fruto. Se ao apertar as castanhas sentir que a casca vai para dentro não as compre, pois isso significa que a castanha já não está fresca e o interior já sofreu desidratação. Deve também verificar se a casca não apresenta bolor ou furos (causados por bichos). Em relação ao armazenamento, deve conservar as castanhas no frigorífico, dentro de um saco de papel ou dentro de um saco de plástico perfurado.
Não compre castanhas que são moles quando aperta, nem com bolor ou furos. Depois de as comprar, deve conservá-las a temperaturas baixas, de preferência no frigorífico.
As formas mais conhecidas de consumo são as castanhas cozidas ou assadas… As castanhas cozidas apresentam uma textura muito mais macia, sendo que neste caso há pessoas que combinam outros ingredientes para aromatizar as mesmas. É frequente a utilização de funcho, sementes de erva-doce, estrela de anis ou mesmo paus de canela. Seja de forma isolada ou de forma combinada, estes ingredientes vão permitir transformar significativamente o sabor das castanhas, o que pode ser importante não apenas para variar aquilo que se come, bem como para ir de encontro às preferências de cada um. Apesar de tradicionalmente se cozer as castanhas dentro de água, também é possível cozinhá-las a vapor (mais informação sobre estas duas formas de cozer aqui). Outra forma de confecionar as castanhas é assar (confesso que esta é a forma que gosto mais!). Seja no forno, ou de forma mais tradicional, numa fogueira, as castanhas assadas fazem as delícias de muita gente. Neste caso é preciso ter em atenção que as castanhas devem ser golpeadas com uma faca antes de serem assadas, de forma a evitar que rebentem enquanto são cozinhadas . Quando as castanhas são assadas, há quem utilize sal, para contrastar com o seu doce característico. Curiosamente, isto só é efetuado quando as castanhas são assadas no forno, pois se forem assadas na fogueira, o sal já é dispensável. Além disso, há muita gente que gosta de barrar um pouco de manteiga nas castanhas assadas. Obviamente que neste caso o valor calórico das mesmas dispara… Algo muito importante, quando se assa as castanhas é a temperatura a que são descascadas. Na realidade, as castanhas assadas devem ser descascadas quando ainda estão quentes, caso contrário a pele castanha interna não irá libertar-se das mesmas.
Pode ainda utilizar as castanhas para fazer compota, ou como ingrediente de várias sobremesas. Uma das sobremesas mais conhecidas são as castanhas Marron Glacé, nas qual as castanhas são cozinhadas em calda de açúcar cada vez mais concentrada, para saturar a castanha com açúcar. As castanhas podem também ser usadas como acompanhamento em pratos de carne (por exemplo, os célebres rojões com castanhas), como recheio para carnes (são muito utilizadas no recheio do perú no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos da América) ou sob a forma de puré. Pode ainda preparar sopa com castanhas, ou então fazer farinha que pode depois utilizar na preparação de pão, bolos, panquecas, bolachas, etc. Neste caso deve ter em atenção que a farinha de castanha é bastante sensível, por isso se tiver uma quantidade muito grande, e não tencionar utilizá-la num futuro próximo, o melhor é congelá-la.
Além de poderem ser cozidas ou assadas, as castanhas são muitas vezes utilizadas para preparar sobremesas, compotas, acompanhamento de carne, puré ou sopas. Além disso, a farinha de castanha também pode ser usada como ingrediente de pão, bolos, bolachas, panquecas, …
Por último, as castanhas podem também ser congeladas. Esta é uma estratégia que muita gente utiliza para poder consumir castanhas durante todo o ano. De uma maneira geral as castanhas mantêm as suas propriedades, ainda que fiquem um pouco mais secas e percam um pouco do seu sabor.