Alimentos

Brócolos: “árvores” pequeninas, alimento enorme!

Os brócolos são um hortícola fantástico! Em primeiro lugar, têm uma aparência super-original, que se destaca muito dos restantes hortícolas… Uma vez ouvi o Nuno Markl a contar na rádio que convenceu o filho a comer brócolos pela primeira vez dizendo-lhe para ele imaginar que era um gigante, que estava a comer árvores… E realmente é isso mesmo que os brócolos parecem, pequeninas árvores, repletas de nutrimentos e benefícios, mais do que a maioria dos restantes hortícolas. Apesar do seu aspeto original e até, diria eu, divertido, os brócolos têm um sabor e um aroma característicos, que não ajuda os mais indecisos a tomarem a decisão de experimentarem. Comigo passou-se exatamente isso, e nas primeiras vezes não gostei muito, mas agora é um hortícola que eu gosto particularmente. Já dizia o outro: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se…”. Não podia estar mais de acordo!
A sua origem remonta a Itália, onde os brócolos surgiram a partir de couves selvagens. No início os ingleses chamavam-lhe “espago italiano”. Sendo um hortícola com sabor intenso e característico, normalmente desperta uma relação de amor-ódio nos consumidores… ou se adora, ou se detesta! Curiosamente, isso está bem evidente na história dos Presidentes dos EUA, uma vez que o presidente Thomas Jefferson era um fã incondicional, tendo inclusive tido uma plantação privada de brócolos. Também o presidente Barack Obama referiu que os brócolos eram o seu alimento preferido. Já o presidente George W. Bush era um hater assumido, tendo referido isso mesmo por várias vezes nos seus discursos.
Os brócolos apresentam várias características que o tornam particularmente útil na promoção da saúde. Auxiliam a digestão, protegem o sistema cardiovascular e o sistema imunitário, têm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Também do ponto de vista nutricional, são uma excelente opção, uma vez que são muito pouco calóricos, contêm muito pouco sódio, são ricos em fibra, várias vitaminas, incluindo a C e a B6, potássio, magnésio, fósforo, entre outros. Além disso, contém inúmeros fitoquímicos e antioxidantes, tais como a zeaxantina, beta-caroteno, glucobrassicina, campferol, luteína e sulforafano. Devido a tudo isto, o consumo de brócolos tem vindo a ser associado a uma diminuição do risco de doenças como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e mortalidade global.
O que é que se pode encontrar em 100g de brócolos crus?
– 34kcal
– 6,6g hidratos de carbono
– 2,8g proteína
– 0,4g gordura
– 2,6g fibra
– 112% (sim, este número está correto!) da DDR (dose diária recomendada) de vitamina C
– 16% da DDR de potássio
– 13% da DDR de vitamina B6
– 11% de manganês
– 10% da DDR de vitamina B5
– 9% da DDR de fósforo
– 8% da DDR de vitamina B2 e selénio
– 7% da DDR de vitamina B1, E e magnésio
– 6% da DDR de zinco
– 5% da DDR de cálcio, cobre e ferro

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *